UNIDADES

Ao longo do tempo algumas mudaram aconteceram que mudara a estrutura de governança da Universidade, tanto no que se refere aos órgãos colegiados superiores quanto aos órgãos da administração central (Reitoria) e unidades acadêmicas. Nesta perspectiva está incluído o Hospital de Medicina Veterinária Prof. Renato Rodenburg de Medeiros Netto (HOSPMEV) que, com a expansão do ensino superior através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), implantado a partir de 2008, busca ampliar o acesso e a permanência na educação superior com a meta de dobrar o número de alunos nos cursos de graduação ao longo de dez anos, e permitir o ingresso de 680 mil alunos a mais nos cursos de graduação. As ações preveem, além do aumento de vagas, medidas como a ampliação ou abertura de cursos noturnos, o aumento do número de alunos por professor, a redução do custo por aluno, a flexibilização de currículos e o combate à evasão.

 Nesse sentido, o Hospital de Medicina Veterinária e Zootecnia tornou-se um Órgão Estruturante que compõe o Sistema Universitário de Saúde da Universidade Federal da Bahia. Como Hospital-Universitário, o HOSPMEV desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, prestando assistência médica veterinária nas diversas áreas de atuação e especialidades para as diversas espécies domésticas, silvestres e exóticas. Atende o público residente em Salvador e Região Metropolitana, bem como, casos provenientes de outros municípios do interior do Estado da Bahia. O HOSPMEV tem com propósitos fundamentais a preservação da saúde e do bem-estar animal, com vistas, também à promoção da saúde humana.

Oferece também serviços de assistência médica veterinária nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, anestesiologia, reprodução e obstetrícia para as diversas espécies domésticas, silvestres e exóticas; diagnósticos laboratoriais relacionados à imagem, análises clínicas, anatomia patológica, bacterioses, viroses, micoses, parasitoses e toxicologia; especialidades médicas veterinárias nas áreas de ortopedia, oftalmologia, dermatologia, odontologia e oncologia; ações voltadas para saúde pública, diagnóstico, prevenção e controle de zoonoses e epizootias.

 

 

Para maiores informações acesse: https://www.ufba.br/estrutura/orgaos_estruturantes/hospital-de-medicina-veterin%C3%A1ria-renato-de-medeiros-neto-hospmev

 

Localização

 

 

 

A Universidade Federal da Bahiaatravés do Centro Docente Assistencial de Fonoaudiologia (CEDAF), oferece aos alunos do curso de graduação em Fonaoudiologia um espaço acadêmico e de serviços para a realização de atendimento à comunidade nas áreas de Fonoterapia e Audiologia. 

O CEDAF funciona como uma clínica-escola vinculada ao curso de graduação em Fonoaudiologia da UFBA, dentro das instalações do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade, sendo assim chamada por ser um espaço de campo de prática e de pesquisa científica tanto para a graduação como para a pós-graduação da UFBA.

Mais recentemente, a clínica-escola do ICS/UFBA foi conveniada ao SUS por intermédio da Prefeitura Municipal de Salvador. O que significa que em termos de oferta de serviços fonaudiológicos foi um grande salto para a comunidade soteropolitana, uma vez que, antes desse convênio, a Secretaria Municipal de Saúde da capital baiana, mantinha três Fonaudiólogos para atender uma cidade com 2.953.986 de habitantes, sendo a quarta capital mais populosa do país, segundo dados do IBGE-Cidades de 2017.

O levantamento do número da oferta de serviço fonaudiólogo foi realizado junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) que, em 2004, idnetificou cinco profissionais, e, dez anos depois, em 2014, um total de três especialistas da área. 

O convênio com a Secretaria Municipal de Saúde para prestação de serviços no SUS favoreceu uma maior articulação com outros serviços que também atuam pelo Sistema, além de possibilitar marcação de consultas e exames via regulação. 

 

Para maiores informações acesse: http://: http://www.ics.ufba.br/node/8#overlay-context=node/8

Localização

 

Complexo HUPES (COM-HUPES)

 

 Unidades de Saúde do Complexo HUPES:

 

– Hospital Universitário Professor Edgard Santos – HUPES

 

Vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA), o hospital tem o objetivo de atender às demandas acadêmicas do curso de Medicina da UFBA. Foi mantido como órgão suplementar da universidade e vinculado à Faculdade de Medicina, até 2010, quando passou a ser órgão estruturante da Universidade.

 

– Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira (CPPHO)

 

Antigo Centro de Hidratação e Reabilitação Infantil, criado em 1980, num comodato entre a UFBA e o INAMPS – Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social.

 – Ambulatório Professor Francisco Magalhães Neto (AMN)

 

Inaugurado em setembro de 1996, ampliado, modernizado e reinaugurado em dezembro de 2000, com recursos destinados à ampliação dos ambulatórios especializados do HUPES através do Projeto REFORSUS (Ministério da Saúde) e do Programa de Readequação da Infraestrutura e do Parque Tecnológico dos Hospitais Universitários (Ministério da Educação).

 

 

Para maiores informações acesse: http://www.complexohupes.ufba.br/

Localização

 

O Consultório Dietético é uma clínica-escola vinculada à Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia cujo objeto de pesquisa é sobre nutrição e saúde do adulto e idoso, que provém de um projeto acadêmico de ensino, pesquisa e extensão em funcionamento há 23 anos.

O projeto desenvolve atividades de avaliação e acompanhamento nutricional de indivíduos saudáveis e enfermos, sessões clínicas de estudos de casos e de artigos, prática clínica de disciplina complementar obrigatória no 9º semestre de estágio extracurricular para alunos que já concluíram o 5º semestre.

A clínica-escola oferece também atividades de educação permanente para profissionais recém-formados e veteranos que buscam atualização na prática ambulatorial. Consta da atividade de preceptoria e realização de pesquisa, como estímulo à docência e iniciação científica. 

 

Para maiores informações acesse: https://twiki.ufba.br/twiki/bin/view/Nutricao/ConsultorioDieteticos

Localização

Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (FOUFBA) é uma das 32 Unidades de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade, que funciona em um prédio próprio, no Campus do Canela, no bairro de mesmo nome, na cidade de Salvador, Bahia.

Tem como missão promover a formação profissional de cirurgiões-dentistas, em conformidade com as necessidades político-sociais do Brasil, na perspectiva da melhoria da qualidade da atenção em saúde. Sua visão é ser um referencial local, com projeção nacional e internacional, na formação profissional de cirurgiões-dentistas qualificados para atender às necessidades sociais do país. Dos valores e princípios:

I – Compreender a educação como ação transformadora capaz de melhorar a qualidade da atenção prestada à saúde da população;

II – Fomentar a valorização de uma prática educativa interdisciplinar e multiprofissional;

III – Incentivar à autonomia dos sujeitos envolvidos no processo educativo;

IV – Estimular o exercício da cidadania, o trabalho em equipe e a ética nas relações interpessoais e no exercício profissional;

V – Compreender a humanização como um eixo transversal na estruturação curricular, de modo a formar profissionais e a fomentar no corpo docente a valorização do cuidado com o ser humano.

O curso tem como objetivo formar profissionais cirurgiões dentistas capazes de:

I – compreender a realidade cultural, social e econômica do seu meio com vistas à transformação da realidade em benefício da sociedade;

II – atuar de forma generalista, crítica e reflexiva;

III – atuar com rigor técnico e científico na resolução dos problemas de saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e humanísticos.

O perfil que se espera é de um profissional, cirurgião-dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. O egresso deverá estar capacitado à produção do conhecimento científico e tecnológico e ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

 

 

Para maiores informações acesse: https://odo.ufba.br/

 

 

Localização

 

O Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da UFBA tem como objetivo dar apoio às ações da Universidade através do Complexo Hospitalar e de Saúde (CHS) com vistas para o desenvolvimento de políticas em saúde e execução de atividades de gestão à promoção e implementação do Serviço de Saúde na Faculdade de Farmácia da UFBA.

 

Para maiores informações acesse: http://www.lactfar.far.br/

 

Assista no canal do Youtube:

"Inauguração do LACTFAR - UFBA Fazendo exames gratuito para a população" em https://www.youtube.com/watch?v=axMssr__sZg

Localização

 

Sob a atual direção da Profa. Dra. Maria Thereza Barral Araújo e do Prof. Dr. Roberto José Meyer Nascimento, o Instituto de Ciências da Bahia da Universidade Federal da Bahia (ICS) foi criado em 8 de fevereiro de 1968. O objetivo da criação do ICS foi o de congregar as ciências básicas da área biomédica. Atualmente, o ICS conta com cinco departamentos (Biomorfologia, Biointeração, Biorregulação, Biofunção e Fonoaudiologia) e atende aos cursos da área biomédica nas suas disciplinas básicas, além de sediar os cursos de graduação em Fonoaudiologia, Biotecnologia e Fisioterapia.

Além do ensino de graduação, existem quatro cursos de pós-graduação: o Programa de Pós-graduação em Imunologia, o Programa de Pós-graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, os Programas de Pós-graduação em Biotecnologia (mestrado e doutorado) e o doutorado da Rede Nordeste em Biotecnologia RENORBIO.

O ICS conta com diversas linhas de pesquisa e programas de extensão de caráter permanente. Tem um perfil multidisciplinar e abrangente, promovendo dessa forma a interação entre as áreas básicas e aplicadas das ciências biomédicas, em um ambiente acadêmico onde o ensino de graduação e o de pós-graduação se articulam com a pesquisa e a extensão universitária em um clima de harmonia e respeito.

No térreo do prédio onde está localizado o Instituto, funciona o Laboratório de Imunologia (LABIMUNO), responsável por exames laboratoriais à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O LABIMUNO é o único serviço de Imunofenotipagem para diagnóstico de leucemia e linfoma do estado da Bahia e também a quantificação de células-tronco hematopoéticas para o transplante de medula óssea.

 

 

Para maiores informações acesse: http://www.ics.ufba.br/

Localização

 

A primeira maternidade-escola construída no Brasil, a  Maternidade Climério de Oliveira, começou a virar realidade em 1879, quando uma reforma do ensino da Medicina deu início a algumas mudanças na Bahia, como a criação da cadeira de Clínica Obstétrica e Ginecológica. 

No Brasil, a Maternidade é pioneira no desenvolvimento de pesquisas na área de obstetrícia e abrigou, nas décadas de 1950 e 1960, o primeiro Centro de Reprodução Humana do Brasil.

Tem como missão prestar assistência de excelência e humanizada à população na área de saúde da mulher e da criança, formando recursos humanos aptos para as boas práticas de ensino, pesquisa e assistência especializada, bem como produzir e convalidar conhecimentos em benefício da humanidade.

Como visão ser uma maternidade de ensino, pesquisa e assistência, consolidando-se no nível de liderança entre as demais entidades universitárias e públicas do país, onde novos procedimentos técnico-científicos da arte e da ciência na especialidade possam ser produzidos, investigados, reciclados e padronizados, servindo de referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) com um atendimento humanizado e de excelência à mulher e à criança. 

 Tem por finalidade o desenvolvimento de assistência, de ensino e de pesquisa, voltada para produção de conhecimentos e desenvolvimento tecnológico, centralizado suas atividades na clientela e objetivando especificamente:

I – Prestar assistência à saúde reprodutiva e da criança em regime de internamento e ambulatório a todos que busquem atendimento; 

II – Servir de campo de ensino, pesquisa e extensão em especial na área de saúde;

II – Realizar e proporcionar meios para pesquisa e investigações científicas;

IV – Contribuir para educação sanitária da comunidade;

V – Cooperar com outras instituições na realização de programas comuns de assistência da saúde da clientela;

VI – Atuar junto à clientela nas áreas de ginecologia, obstetrícia, noenatologia e reprodução humana;

VII – Oportunizar a educação continuada, na área de saúde, por meio de curso, conferências e estágios;

VIII – Desenvolver programas específicos de assistência à comunidade, devidamente integradas a rede estadual e municipal de saúde;

IX – Atuar dentro do que prevê o sistema de saúde, vigente no país sem prejuízo dos objetivos fundamentais da Universidade;

X – Constituir-se em centro de elevado nível científico, técnico e administrativo, integrando-se e hierarquizando-se com a rede estadual e municipal da saúde;

IX – Constitui-se em campo de ensino prático para alunos de graduação e pós-graduação em especial da área de saúde, de maneira a permitir o alcance dos objetivos curriculares dos cursos.

Nos últimos anos, a Climério de Oliveira tem realizado uma política de reciclagem de pessoal, o que fez com que fosse intitulada como Hospital Amigo da Criança pelo Ministério da Saúde e o UNICEF (The United Nations Children’s Fund), que avaliaram o corpo clínico e suas rotinas e serviços de aleitamento materno. A MCO foi a primeira instituição universitária do Brasil a receber esta distinção.

 

Para mais informações acesse: http://www.ebserh.gov.br/web/mco-ufba

Localização

 

O Serviço de Psicologia Profº João Ignácio de Mendonça é uma clínica-escola onde a maioria dos alunos do Instituto de Psicologia da UFBA realiza estágio supervisionado em clínica, no final de sua graduação. 

A clínica-escola recebe novos pacientes durante os semestres letivos sem lista de espera. Os interessados por atendimento psicológico devem ligar para a Instituição para marcar a entrevista de acordo com a disponibilidade de vaga na Agenda de Atendimentos.

 

Para maiores informações acesse: https://ips.ufba.br/diretoria/servico-de-psicologia

Localização

O SMURB - Serviço Médico Universitário Rubens Brasil realiza desde 1995 o levantamento dos problemas apresentados pelos estudantes ingressos na UFBA através do Programa de Triagem. Por meio deste instrumento, busca-se o conhecimento do perfil de saúde da comunidade UFBA, possibilitando a implantação de novas ações no SMURB que possam atender aos problemas apresentados.

Dentre as ações desenvolvidas pelo Programa de Triagem destacam-se: a consulta de enfermagem; a imunização no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais/ CRIE, e a avaliação clínica (exame médico e laboratorial). 

O Serviço contempla toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal da Bahia, órgão que presta serviços de atendimentos em diversas especialidades como odontológica, de enfermagem, fisioterápica e psicossocial, através de consultas individuais e de programas interdisciplinares voltados para grupos de risco.

Para ter direito aos serviços é preciso, primeiramente, que professores, funcionários e estudantes estejam devidamente cadastrado. Para tanto, é preciso comparecer ao Serviço atualmente localizado no prédio onde funciona o Ambulatório Professor Francisco de Magalhães Neto, em Salvador, com os seguintes documentos para a triagem: comprovante de matrícula do semestre em curso, carteira de identidade e comprovante de vacinação. O estudante deve comparecer ao posto de saúde do bairro onde mora para obter ou atualizar o cartão de vacinação. É exigida vacinação contra tétano.

 

Para maiores informaçõe acesse:

 https://www.ufba.br/contatos/Servi%C3%A7o%20M%C3%A9dico%20Universit%C3%A1rio%20Rubens%20Brasil%20Soares%20-%20SMURB

Localização