FACULDADE DE ODONTOLOGIA (FOUFBA)

Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (FOUFBA) é uma das 32 Unidades de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade, que funciona em um prédio próprio, no Campus do Canela, no bairro de mesmo nome, na cidade de Salvador, Bahia.

Tem como missão promover a formação profissional de cirurgiões-dentistas, em conformidade com as necessidades político-sociais do Brasil, na perspectiva da melhoria da qualidade da atenção em saúde. Sua visão é ser um referencial local, com projeção nacional e internacional, na formação profissional de cirurgiões-dentistas qualificados para atender às necessidades sociais do país. Dos valores e princípios:

I – Compreender a educação como ação transformadora capaz de melhorar a qualidade da atenção prestada à saúde da população;

II – Fomentar a valorização de uma prática educativa interdisciplinar e multiprofissional;

III – Incentivar à autonomia dos sujeitos envolvidos no processo educativo;

IV – Estimular o exercício da cidadania, o trabalho em equipe e a ética nas relações interpessoais e no exercício profissional;

V – Compreender a humanização como um eixo transversal na estruturação curricular, de modo a formar profissionais e a fomentar no corpo docente a valorização do cuidado com o ser humano.

O curso tem como objetivo formar profissionais cirurgiões dentistas capazes de:

I – compreender a realidade cultural, social e econômica do seu meio com vistas à transformação da realidade em benefício da sociedade;

II – atuar de forma generalista, crítica e reflexiva;

III – atuar com rigor técnico e científico na resolução dos problemas de saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e humanísticos.

O perfil que se espera é de um profissional, cirurgião-dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. O egresso deverá estar capacitado à produção do conhecimento científico e tecnológico e ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

 

 

Para maiores informações acesse: https://odo.ufba.br/