SISTEMA UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE – SIUNIS

O  SIUNIS foi inserido no ano de 2010 no Regimento Geral da Universidade Federal da Bahia (UFBA), após revisão do marco normativo, que contemplou a redefinição do escopo de cada um dos termos do tripé “ensino-pesquisa-extensão”.

Dentro desse referencial, a implementação dos Órgãos Estruturantes que compõem os sistemas institucionais da Universidade, entre eles está o SIUNIS, que tem como finalidade articular, coordenar, superintender e fiscalizar a gestão e execução de ações específicas da administração acadêmica e assistencial na área de saúde.

A estrutura básica do Sistema Universitário de Saúde da UFBA é composta pelo Conselho Deliberativo. O Superintendente Universitário de Saúde é o Presidente do Conselho; As Unidades de Saúde que compõem o Sistema são representadas pelo seus respectivos dirigentes, e estes mantêm atividades assistenciais e de atenção à saúde vinculadas ao SIUNIS; Cada Unidade tem um representante dos serviços Técnico-Administrativos; E um representante estudantil completa o quadro do Conselho.

O SIUNIS abrange:

I) O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (COM-HUPES) UFBA/EBSERH; II) A Maternidade Climério de Oliveira (MCO) UFBA/EBSERH; III) O Hospital de Medicina Veterinária (HOSPMEV); IV) O Serviço Médico Universitário Rubens Brasil (SMURB); V) Programas, projetos de extensão permanentes e serviço  de atenção e assistência à saúde vinculados às Unidades Universitárias.

O que o SIUNIS faz?

Articula, coordena, superintende e fiscaliza a gestão e a execução de ações específicas da administração acadêmica na área de Saúde, atendendo aos seguintes requisitos essenciais:

a) desempenhar atividades essenciais e integradoras das funções acadêmicas e assistenciais;

b) atender a necessidades gerais da comunidade universitária;

c) atuar dentro dos objetivos institucionais da Universidade.

Qual o objetivo do SIUNIS?

A integração das Unidades e serviços de atenção e assistência à saúde da universidade, viabilizando maior eficiência e uma relação mais unificada com as instâncias de financiamento e regulação municipal, estadual e federal.

Visa também a padronização dos processos comuns a todos as Unidades e serviços de atenção e assistência básica à saúde, objetivando racionalizar o uso dos recursos assistenciais e de equipamentos, bem como a execução de programas de ensino, de extensão e de pesquisa, e, a descentralização, com autonomia, das atividades específicas e de rotina das Unidades e serviços de atenção e assistência à saúde.

Tem como objetivos a integração das Unidades e serviços de atenção e assistência à saúde da universidade, viabilizando maior eficiência e uma relação mais unificada com as instâncias de financiamento e regulação municipal, estadual e federal.

Visa também a padronização dos processos comuns a todas as Unidades e serviços de atenção e assistência básica à saúde, objetivando racionalizar o uso dos recursos assistenciais e de equipamentos, bem como a execução de programas de ensino, de extensão e de pesquisa, e, a descentralização, com autonomia, das atividades específicas e de rotina das Unidades e serviços de atenção e assistência à saúde.

O Dr. Roberto Meyer é o atual Superintendente de Saúde, e Professor Titular do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFBA.

A consolidação do SIUNIS favorece à comunidade UFBA com o fortalecimento da missão de promover e disseminar acesso à saúde.