SISTEMA UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE – SIUNIS

O  SIUNIS foi inserido no ano de 2010 no Regimento Geral da Universidade Federal da Bahia (UFBA), após revisão do marco normativo, que contemplou a redefinição do escopo de cada um dos termos do tripé “ensino-pesquisa-extensão”.

Dentro desse referencial, a implementação dos Órgãos Estruturantes que compõem os sistemas institucionais da Universidade, entre eles está o SIUNIS, que tem como finalidade articular, coordenar, superintender e fiscalizar a gestão e execução de ações específicas da administração acadêmica e assistencial na área de saúde.

A estrutura básica do Sistema Universitário de Saúde da UFBA é composta pelo Conselho Deliberativo. O Superintendente Universitário de Saúde é o Presidente do Conselho; As Unidades de Saúde que compõem o Sistema são representadas pelo seus respectivos dirigentes, e estes mantêm atividades assistenciais e de atenção à saúde vinculadas ao SIUNIS; Cada Unidade tem um representante dos serviços Técnico-Administrativos; E um representante estudantil completa o quadro do Conselho.

 

 

 

 

 

O SIUNIS abrange:

 

I) O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (COM-HUPES) UFBA/EBSERH; II) A Maternidade Climério de Oliveira (MCO) UFBA/EBSERH; III) O Hospital de Medicina Veterinária (HOSPMEV); IV) O Serviço Médico Universitário Rubens Brasil (SMURB); V) Programas, projetos de extensão permanentes e serviço  de atenção e assistência à saúde vinculados às Unidades Universitárias.

 

O que o SIUNIS faz?

 

Articula, coordena, superintende e fiscaliza a gestão e a execução de ações específicas da administração acadêmica na área de Saúde, atendendo aos seguintes requisitos essenciais:

a) desempenhar atividades essenciais e integradoras das funções acadêmicas e assistenciais;

b) atender a necessidades gerais da comunidade universitária;

c) atuar dentro dos objetivos institucionais da Universidade.

 

Qual o objetivo do SIUNIS? 

A integração das Unidades e serviços de atenção e assistência à saúde da universidade, viabilizando maior eficiência e uma relação mais unificada com as instâncias de financiamento e regulação municipal, estadual e federal.

Visa também a padronização dos processos comuns a todos as Unidades e serviços de atenção e assistência básica à saúde, objetivando racionalizar o uso dos recursos assistenciais e de equipamentos, bem como a execução de programas de ensino, de extensão e de pesquisa, e, a descentralização, com autonomia, das atividades específicas e de rotina das Unidades e serviços de atenção e assistência à saúde.

Tem como objetivos a integração das Unidades e serviços de atenção e assistência à saúde da universidade, viabilizando maior eficiência e uma relação mais unificada com as instâncias de financiamento e regulação municipal, estadual e federal.

Visa também a padronização dos processos comuns a todas as Unidades e serviços de atenção e assistência básica à saúde, objetivando racionalizar o uso dos recursos assistenciais e de equipamentos, bem como a execução de programas de ensino, de extensão e de pesquisa, e, a descentralização, com autonomia, das atividades específicas e de rotina das Unidades e serviços de atenção e assistência à saúde. 

O Dr. Roberto Meyer é o atual Superintendente de Saúde, e Professor Titular do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFBA.

A consolidação do SIUNIS favorece à comunidade UFBA com o fortalecimento da missão de promover e disseminar acesso à saúde.

 

 

 

 

Da Superintendência do Sistema Universitário de Saúde

Composição do SIUNIS: 

 

Coordenação de Articulação Acadêmica

Compete através do Núcleo de Articulação Ensino-Serviço:

Articular os diversos cursos da área de Saúde e afins para promover o ordenamento dos campos de práticas nas Unidades próprias e nas Unidades da rede de serviços do SUS.

 

- Através do Núcleo de Articulação Ensino-Pesquisa-Extensão:

Mapear e acompanhar as pesquisas e atividades de extensão das Unidades de atenção à saúde e assistência da UFBA;

Articular as iniciativas de inovação científica e tecnológica das Unidades de atenção à saúde e assistência da UFBA;

Ampliar, estimular e apoiar a parceria dos núcleos de pesquisa e laboratórios com as comunidades científicas, empresariais e governamentais para atendimento às necessidades regionais e nacionais no âmbito científico e tecnológico;

Subsidiar a elaboração de projetos estruturantes de intervenção, envolvendo ensino/pesquisa/extensão que atendam, prioritariamente, às necessidades de saúde e assistência da população e às necessidades acadêmicas;

Monitorar e avaliar o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão nos campos de prática, de forma articulada com as unidades acadêmicas e assistenciais e os órgãos centrais responsáveis.

 

 

Coordenação Administrativa, Orçamentária e Financeira:

Compete através do Núcleo de Orçamento e Finanças:

Acompanhar, supervisionar e revisar a execução de contratos e orçamentos do Sistema Universitário de Saúde e das Unidades e serviços de atenção e assistência à saúde;

Preparar e divulgar os manuais de elaboração e controle orçamentário do Sistema Universitário de Saúde e das Unidades e serviços de atenção e assistência à saúde;

Implantar e manter atualizados os sistemas de informação, visando à elaboração, ao acompanhamento e ao controle orçamentário;

Efetuar a liquidação das despesas de Capital, Custeio e Pessoal.

 

 - Através do Núcleo de Logística e Patrimônio:

 

Realizar todo o processo de compras de materiais e equipamentos de acordo com a legislação vigente;

Acompanhar a execução e o controle das atividades administrativas e de suprimento do SIUNIS;

Supervisionar a execução e o controle das atividades de TI, de recepção e de envio de correspondências do SIUNIS;

Acompanhar a execução da manutenção da limpeza e conservação predial das dependências do SIUNIS;

Supervisionar as atividades de controle patrimonial das Unidades de Saúde da UFBA;

Acompanhar e controlar os bens patrimoniais em regime de comodato.

 

 - Através do Núcleo de Planejamento, Monitoramento e Avaliação:

 

Estabelecer, coordenar e manter um plano integrado de controle das ações do Sistema Universitário de Saúde;

Acompanhar o desempenho e a produção das Unidades e serviços de atenção e assistência à saúde;

Supervisionar a execução das atividades de arquivamento e controle de documentos do Sistema Universitário de Saúde;

Manter atualizado o cadastro dos convênios, contratos, acordos ou ajustes celebrados pelo SIUNIS;

Avaliar a eficiência dos sistemas operacionais;

Avaliar, sistematicamente, o cumprimento dos planos e objetivos traçados pelo SIUNIS;

Analisar a adequação na utilização dos recursos materiais e humanos do SIUNIS.