Reunião do Conselho Deliberativo do Sistema Universitário de Saúde (SIUNIS)

No dia 12 de julho de 2017 foi realizada a primeira reunião do Conselho Deliberativo do Sistema Universitário de Saúde (SIUNIS). O grupo formado por dirigentes das unidades hospitalares e universitárias de saúde da Universidade, representantes técnico-administrativos e discentes, debateram propostas para o órgão, responsável por coordenar, integrar e fiscalizar a gestão e a execução da administração acadêmica e assistencial na área de saúde.

O Reitor João Carlos Salles, durante a abertura da reunião, afirmou que “esse é um momento muito importante para universidade, no qual se contribui para organizar a gestão democrática, buscando a preservação dos interesses próprios da nossa área de saúde, de ter um controle adequado, respeitando a natureza da instituição, voltada ao ensino, pesquisa e extensão. Considero esse momento especial de afirmação, enfatizando a própria capacidade da comunidade de refletir sobre seus destinos, avançar, decidir e deliberar criticamente”.

O SIUNIS é composto pelo Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgar Santos (COM-HUPES), Maternidade Climério de Oliveira (MCO), Hospital de Medicina Veterinária Renato de Medeiros Neto (HOSPMEV), Serviço Médico Universitário Rubens Brasil (SMURB), programas e projetos de extensão permanentes e serviços de assistência à saúde, vinculados às unidades universitárias. Trata-se de um órgão estruturante da UFBA, vinculado à Reitoria. Atualmente, sua sede está localizada no Pavilhão de Aulas da Federação IV.

O superintendente do SIUNIS, professor Roberto Meyer, que também é presidente do Conselho Deliberativo, em sua opinião, “o sistema veio possibilitar que a integração e articulação entre as unidades e serviços de saúde começassem de fato a acontecer”. Para ele, as reuniões mensais do conselho deliberativo possibilitarão a troca de necessidades e posicionamentos entre as unidades e serviços de atenção e assistência à saúde.

A superintendente da Maternidade Climério de Oliveira, Mônica Neri afirma que “É um espaço privilegiado, onde vamos consolidar o intercâmbio entre as unidades, sem esquecer a autonomia de cada espaço”. Já a vice-diretora do Instituto de Saúde Coletiva, Ana Villasbôas, destacou que o Sistema Universitário de Saúde fortalece o setor público nas áreas de saúde e educação no estado.

O SIUNIS terá seus planos e programas aprovados pelo conselho deliberativo. Os 36 nomes do conselho foram publicados pela portaria Nº 117/2017, de 05 de julho.