O SIUNIS foi inserido no ano de 2010 no Regimento Geral da Universidade Federal da Bahia (UFBA), após revisão do marco normativo, que contemplou a redefinição do escopo de cada um dos termos do tripé “ensino-pesquisa-extensão”.
Dentro desse referencial, a implementação dos Órgãos Estruturantes que compõem os sistemas institucionais da Universidade, entre eles está o SIUNIS, que tem como finalidade articular, coordenar, superintender e fiscalizar a gestão e execução de ações específicas da administração acadêmica e assistencial na área de saúde.
A estrutura básica do Sistema Universitário de Saúde da UFBA é composta pelo Conselho Deliberativo. O Superintendente Universitário de Saúde é o Presidente do Conselho; As Unidades de Saúde que compõem o Sistema são representadas pelo seus respectivos dirigentes, e estes mantêm atividades assistenciais e de atenção à saúde vinculadas ao SIUNIS; Cada Unidade tem um representante dos serviços Técnico-Administrativos; E um representante estudantil completa o quadro do Conselho.
O SIUNIS abrange:
I) O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (COM-HUPES) UFBA/EBSERH; II) A Maternidade Climério de Oliveira (MCO) UFBA/EBSERH; III) O Hospital de Medicina Veterinária (HOSPMEV); IV) O Serviço Médico Universitário Rubens Brasil (SMURB); V) Programas, projetos de extensão permanentes e serviço de atenção e assistência à saúde vinculados às Unidades Universitárias.
O que o SIUNIS faz?
Articula, coordena, superintende e fiscaliza a gestão e a execução de ações específicas da administração acadêmica na área de Saúde, atendendo aos seguintes requisitos essenciais:
a) desempenhar atividades essenciais e integradoras das funções acadêmicas e assistenciais;
b) atender a necessidades gerais da comunidade universitária;
c) atuar dentro dos objetivos institucionais da Universidade.
Qual o objetivo do SIUNIS?
A integração das Unidades e serviços de atenção e assistência à saúde da universidade, viabilizando maior eficiência e uma relação mais unificada com as instâncias de financiamento e regulação municipal, estadual e federal.
Visa também a padronização dos processos comuns a todos as Unidades e serviços de atenção e assistência básica à saúde, objetivando racionalizar o uso dos recursos assistenciais e de equipamentos, bem como a execução de programas de ensino, de extensão e de pesquisa, e, a descentralização, com autonomia, das atividades específicas e de rotina das Unidades e serviços de atenção e assistência à saúde.
Tem como objetivos a integração das Unidades e serviços de atenção e assistência à saúde da universidade, viabilizando maior eficiência e uma relação mais unificada com as instâncias de financiamento e regulação municipal, estadual e federal.
Visa também a padronização dos processos comuns a todas as Unidades e serviços de atenção e assistência básica à saúde, objetivando racionalizar o uso dos recursos assistenciais e de equipamentos, bem como a execução de programas de ensino, de extensão e de pesquisa, e, a descentralização, com autonomia, das atividades específicas e de rotina das Unidades e serviços de atenção e assistência à saúde.
O Dr. Roberto Meyer é o atual Superintendente de Saúde, e Professor Titular do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFBA.
A consolidação do SIUNIS favorece à comunidade UFBA com o fortalecimento da missão de promover e disseminar acesso à saúde.
Da Superintendência do Sistema Universitário de Saúde
Composição do SIUNIS:
Coordenação de Articulação Acadêmica
Compete através do Núcleo de Articulação Ensino-Serviço:
Articular os diversos cursos da área de Saúde e afins para promover o ordenamento dos campos de práticas nas Unidades próprias e nas Unidades da rede de serviços do SUS.
- Através do Núcleo de Articulação Ensino-Pesquisa-Extensão:
Mapear e acompanhar as pesquisas e atividades de extensão das Unidades de atenção à saúde e assistência da UFBA;
Articular as iniciativas de inovação científica e tecnológica das Unidades de atenção à saúde e assistência da UFBA;
Ampliar, estimular e apoiar a parceria dos núcleos de pesquisa e laboratórios com as comunidades científicas, empresariais e governamentais para atendimento às necessidades regionais e nacionais no âmbito científico e tecnológico;
Subsidiar a elaboração de projetos estruturantes de intervenção, envolvendo ensino/pesquisa/extensão que atendam, prioritariamente, às necessidades de saúde e assistência da população e às necessidades acadêmicas;
Monitorar e avaliar o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão nos campos de prática, de forma articulada com as unidades acadêmicas e assistenciais e os órgãos centrais responsáveis.
Coordenação Administrativa, Orçamentária e Financeira:
Compete através do Núcleo de Orçamento e Finanças:
Acompanhar, supervisionar e revisar a execução de contratos e orçamentos do Sistema Universitário de Saúde e das Unidades e serviços de atenção e assistência à saúde;
Preparar e divulgar os manuais de elaboração e controle orçamentário do Sistema Universitário de Saúde e das Unidades e serviços de atenção e assistência à saúde;
Implantar e manter atualizados os sistemas de informação, visando à elaboração, ao acompanhamento e ao controle orçamentário;
Efetuar a liquidação das despesas de Capital, Custeio e Pessoal.
- Através do Núcleo de Logística e Patrimônio:
Realizar todo o processo de compras de materiais e equipamentos de acordo com a legislação vigente;
Acompanhar a execução e o controle das atividades administrativas e de suprimento do SIUNIS;
Supervisionar a execução e o controle das atividades de TI, de recepção e de envio de correspondências do SIUNIS;
Acompanhar a execução da manutenção da limpeza e conservação predial das dependências do SIUNIS;
Supervisionar as atividades de controle patrimonial das Unidades de Saúde da UFBA;
Acompanhar e controlar os bens patrimoniais em regime de comodato.
- Através do Núcleo de Planejamento, Monitoramento e Avaliação:
Estabelecer, coordenar e manter um plano integrado de controle das ações do Sistema Universitário de Saúde;
Acompanhar o desempenho e a produção das Unidades e serviços de atenção e assistência à saúde;
Supervisionar a execução das atividades de arquivamento e controle de documentos do Sistema Universitário de Saúde;
Manter atualizado o cadastro dos convênios, contratos, acordos ou ajustes celebrados pelo SIUNIS;
Avaliar a eficiência dos sistemas operacionais;
Avaliar, sistematicamente, o cumprimento dos planos e objetivos traçados pelo SIUNIS;
Analisar a adequação na utilização dos recursos materiais e humanos do SIUNIS.