29/01/2019 - Serviço de Hemodiálise do HUPES é Inaugurado com Ampliação no Atendimento a Pacientes do SUS.

Serviço de Hemodiálise do Hupes será inaugurado amanhã (29) com ampliação no atendimento a pacientes do SUS

O Serviço de Terapia Renal Substituta do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos/Hupes/UFBA/EBSERH, mais conhecido por Hospital das Clínicas, será inaugurado amanhã (29), a partir das 15h.  A unidade abre com 13 máquinas de diálise, sendo duas destinadas para a UTI e uma de reserva para backup. A Unidade é referência no estado para atendimento de Hemodiálise, procedimento que filtra o sangue quando os rins não estão funcionando adequadamente, Diálise Peritoneal, técnica de substituição da função renal e CAPD -   Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua, usada em pacientes com Insuficiência Renal crônica.

O local passou por reforma e ampliação e será inaugurado com   uma área de aproximadamente 800m². Os investimentos     totalizam  um pouco mais de 840 mil reais incluindo obra,   aquisição  do Sistema de Tratamento de Água, nove máquinas de   hemodiálise, três Reprocessadoras Capilares e um contrato para   análise microbiológico da água.

Inicialmente serão, em média, 100 atendimentos por semana nos   turnos matutino e vespertino, podendo ser ampliado. Os pacientes   deverão ser encaminhados via regulação pela Comissão de   Nefrologia do estado. O serviço conta com uma equipe de   profissionais especializados, multidisciplinar, com 09 médicos, 06   enfermeiros assistenciais, uma enfermeira responsável técnica, 21   técnicos de enfermagem, uma nutricionista, uma assistente social   e um psicólogo.

Para o superintendente, Profº Antonio Carlos Lemos, essa     conquista é de extrema importância para o Hupes pois conseguirá   ampliar a rede de assistência aos usuários do SUS no Estado da   Bahia. “Ao final, todos serão beneficiados, tanto os pacientes,   quanto os estudantes que passarão a ter, na prática, os   conhecimentos necessários para a sua formação”, afirma Profº   Lemos.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de   Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais   universitários federais. O objetivo é, em parceria com as   universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à   população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e     promover  o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação - ASCOM/Hupes