28/10/2021- ENSINO.Jornada Científica da MCO/UFBA/Ebserh reuniu mais de 500 pessoas. O evento on-line contou com mais de 34 palestras.

 

Ensino

Jornada Científica da MCO-UFBA/Ebserh reúne mais de 500 pessoas inscritas

O evento on-line contou com mais de 34 palestras em salas simultâneas
 
 
A Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh) realizou nesta quarta-feira, 27 de outubro, a sua 2ª Jornada Científica com o tema “Integrando Ciência e Assistência”. O evento, completamente on-line, aconteceu durante todo o dia com transmissão aberta, reunindo mais de 50 profissionais da área da saúde materno-infantil em três salas simultâneas. Foram 36 palestras para mais de 500 pessoas inscritas.
 
O evento debateu temas como Assistência ao parto normal, Perda Gestacional Recorrente, Diabetes na Gestação, Near Miss Materno, Prematuridade, Hipertensão na Gestação, Condições críticas do RN, Ultrassonografia, Repercussões Metabólicas da Obesidade, Triagem Neonatal, Cuidado Multiprofissional na UCINCa e Cuidados Paliativos e Luto Perinatal.
 
Durante a cerimônia de abertura, a superintendente da MCO-UFBA/Ebserh, Sinaide Coelho, ressaltou a importância do evento para a formação de profissionais da área de saúde e para o Sistema Único de Saúde (SUS):
 
“Trazer o ensino e a assistência para um espaço de discussão e de troca de conhecimentos é uma forma de promover a articulação entre as diversas categorias multiprofissionais e, assim, alcançarmos o princípio de integralidade do atendimento defendido pelo SUS. A Jornada Científica é uma oportunidade de reforçarmos o nosso papel na formação profissional”, enfatizou a superintendente.
 
A MCO-UFBA é uma maternidade escola da Universidade Federal da Bahia sob gestão da Rede Ebserh. A instituição é campo de prática para estudantes de graduação e pós-graduação de cursos da área de saúde e recebe cerca de 2mil estudantes por ano.
 
O professor Luis Fernando Fernandes Adan, diretor da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB-UFBA), participou do encerramento da Jornada reforçando o papel da ciência, principalmente diante da pandemia de covid-19:
 
“A ciência tem se mostrado a grande arma que o ser humano tem usado para fazer o enfrentamento dessa pandemia. Nesse contexto, a realização da Jornada pela Maternidade é uma forma de promover a ciência com distintos saberes”, disse Adan.
 
Também estiveram presentes na Jornada o professor Antônio Carlos Vieira Lopes, médico ginecologista e obstetra, e a professora Lícia Maria Oliveira Moreira, médica neonatologista. Ambos os profissionais já atuaram na instituição e apresentaram seus relatos sobre a “Evolução do Ensino da Saúde Materno-Infantil”. As atividades foram encerradas pelo professor Carlos Menezes, gerente de Ensino e Pesquisa da MCO-UFBA/Ebserh, área responsável pela organização do evento.
 

Todas as palestras foram gravadas e estão disponíveis no canal da instituição no Youtube.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Maternidade Climério de Oliveira

 

 

Coordenação de Articulação Acadêmica

Complexo Hospitalar de Saúde - CHS

Sistema Universitário de Saúde - SIUNIS

Universidade Federal da Bahia - UFBA