27/07/22 - Faculdade de Farmácia da UFBA informa: Últimos dias para inscrição! Especialização em Farmacologia Aplicada à Prática Clínica.

ULTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO EM FARMACOLOGIA APLICADA À PRÁTICA CLÍNICA

FACULDADE DE FARMÁCIA- UFBA

A Especialização tem como objetivo capacitar os profissionais da saúde (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, FARMÁCIA, MEDICINA, BIOMEDICINA, ENFERMAGEM, ODONTOLOGIA, PSICOLOGIA e FISIOTERAPIA) no uso racional dos medicamentos com conceitos aprofundados de farmacologia, nos diversos âmbitos da utilização dos medicamentos.

Gentilmente solicitamos auxílio à comunidade UFBA na divulgação da especialização e abertura das inscrições aos possíveis interessados.

Período de Inscrição:  De 23 de maio a 29 de julho de 2022. Deverão ser feitas através do formulário online disponível em:  https://forms.gle/B8YuWLr6w3aX6a7N6

Modalidade de Ensino: As atividades educativas compreendem: aulas expositivas presenciais, metodologias ativas, discussão de artigos científicos e casos clínicos, apresentação de seminários, atividades em grupo, estudos independentes e estágios onde serão realizados a interação entre ensino e serviço. Ainda, serão realizadas algumas aulas práticas nos laboratórios da Faculdade de Farmácia e na Farmácia Escola da UFBA.

Encontros presenciais: O curso será realizado nas dependências da Faculdade de Farmácia com atividades presenciais obrigatórias e será oferecido em forma de módulos. As aulas teóricas e práticas acontecerão aos sábados das 08:00h às 18:00h e domingos das 08:00h às 18:00h, com intervalos para almoço.

Encontros remotos: Alguns módulos poderão ser oferecidos parcialmente de forma remota pela plataforma AVA Moodle - UFBA.

Carga Horária: O curso totaliza uma carga horária de 368 horas.

Vagas: Serão ofertadas 50 vagas, sendo 10% vagas para servidores técnico-administrativos, docentes e discentes (estudantes regularmente matriculados nos diversos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu) da UFBA, com isenção das mensalidades.

Programa resumido: A grade curricular é composta pelas disciplinas abaixo:

MODULO I: Princípios gerais em Farmacologia Clínica
Princípios de Fisiopatologia.
Princípios gerais de Farmacologia: Farmacocinética e Farmacodinâmica.
Semiologia.
Fármacos e Medicamentos: Desenvolvimento e Inovações Terapêuticas.
Farmacologia Clínica.
Fontes de Evidência em Farmacologia Clínica: Fontes de Informação de Medicamentos.
Farmacovigilância e segurança do paciente, Processos para Uso Racional de Medicamentos, Adesão a Medicamentos.

MODULO II: Farmacologia dos sistemas I

Farmacoterapia nos Processos Inflamatórios e Dolorosos.
Farmacoterapia dos Distúrbios Cardiovasculares e Renais: antihipertensivos, cardiotônicos e antiangiosos; anticoagulantes, fibrinolíticos e antiarrítmicos.
Farmacoterapia nos Distúrbios Respiratórios.
Farmacoterapia nos Distúrbios Gastrintestinais
Farmacoterapia dos Distúrbios Endócrinos e Metabólicos: insulinas e antidiabéticos; hormônios esteroides, anticoncepcionais e medicamentos para disfunção erétil; medicamentos no controle das dislipidemias e obesidade.
Farmacoterapia da anestesia: anestésicos gerais e locais.

MODULO III: Farmacologia dos sistemas II
Psicofarmacologia Clínica:
Depressão, Transtornos de ansiedade, Transtorno de Humor Bipolar e suas variações.
Doenças neurodegenerativas, Autismo e Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Psicoses e Esquizofrenias, Manejo do abandono ao tabagismo.
Manejo do abuso de drogas e álcool.
Antibioticoterapia:
Antibacterianos e Antiretrovirais
Metodologia Trabalho Científico: TCCI Projeto/Orientação

MODULO IV: Farmacologia clínica aplicada
Quimioterapia aplicada a neoplasias
Fitoterapia Clínica.
Farmacocinética Clínica e Monitoramento Terapêutico
Farmacogenética, suas Aplicações e ajustes posológicos em situações especiais.
Toxicologia de medicamentos.
Interpretação de Exames laboratoriais e medicamentos que afetam exames laboratoriais.
Metodologia Trabalho Científico: TCCII Escrita e apresentaçãodo Artigo/Caso Clínico

Investimento: inscrição: R$ 60 + 18 parcelas de R$ 380

Fonte: Departamento do Medicamento- Faculdade de Farmácia- UFBA. Tel:+55 (71) 3283-6917

Coordenação de Articulação Acadêmica