20/08/2020 - Novo ambiente virtual Moodle, voltado às atividades do Semestre Suplementar, está aberto à comunidade UFBA.

Já está disponível o ambiente de ensino e aprendizagem online concebido especificamente para o Semestre Letivo Suplementar (SLS 2020) da Universidade Federal da Bahia. O AVA Moodle UFBA – também chamado de “novo Moodle” – traz como principais inovações a capacidade para mais de 20 mil acessos simultâneos; o acesso sem necessidade de cadastro, usando apenas usuário e senha de rede UFBA; um tour orientando sobre áreas e recursos configurados; um aviso indicando o término da sessão; a integração com a plataforma ConferênciaWeb da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); e a opção de acesso à relação de estudantes inscritos na sua sala virtual, com possibilidade exportação para planilha eletrônica ou documento pdf. Além de uma interface com design modernizado e configurações atualizadas, o novo ambiente, disponível em www.ava.ufba.br, foi estruturado e atualizado para dar suporte às atividades do SLS 2020, que começam em 09 de setembro.

Apresentação e suporte do novo AVA Moodle UFBA no Youtube: https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=wwT9CkFIF6w&feature=emb_title

No entanto, “já estão em andamento procedimentos para criação das salas de aulas virtuais, elaboração e armazenamento do conteúdo das diversas disciplinas e para as matrículas dos estudantes”, informa o coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFBA (Nead-STI/UFBA), Luciano Pinheiro. Pinheiro explica que “a criação de um novo ambiente aconteceu, pois a comunidade UFBA demandava um ambiente com layout mais moderno há muito tempo, bem como uma versão mais nova do Moodle, que possibilitasse a instalação de plug-ins recém-lançados e atualizados”.

Segundo o coordenador do Nead, “não era viável ajustar o ambiente moodle.ufba.br já existente, pois seria necessário fazer paradas no sistema, [que impactariam em] outras atividades de educação a distância [que] não pararam desde a interrupção das atividades, no último mês de março, devido à pandemia, como cursos das áreas de saúde voltados para o combate à covid-19”. “Também não tivemos tempo hábil para ajustes, então, começar um sistema bem estruturado é mais viável tecnicamente do que fazer muitos ajustes em um que está em uso constante, ponderou o técnico”, explica Pinheiro, salientando que “era necessário atender, em pouquíssimo tempo, às resoluções e portarias da Universidade quanto ao SLS”.

Por exemplo, enquanto o Moodle anterior abrangia a comunidade UFBA e também a comunidade externa, com atividades voltadas às mais diversas finalidades, no novo AVA Moodle, o acesso é somente para a comunidade interna e não requer cadastro, bastando usar o usuário (login) UFBA. Para aqueles que não lembram seu login, o próprio ava.ufba.br traz uma página com informações de suporte técnico.

Quem precisar recuperar a senha deve acessar o endereço autenticacao.ufba.br e, em caso de dúvidas, o HelpDesk UFBA pode ser acionado. “O AVA Moodle, que está sendo chamado de ‘novo Moodle’, é o início de um projeto de integrações com outros sistemas, a exemplo do sistema acadêmico. Não houve tempo para integração agora, para o SLS, mas o projeto continua. Já entregamos o ambiente integrado à plataforma de webconferência da RNP. Este era um anseio também da comunidade universitária”, afirma Pinheiro.

O ambiente AVA Moodle está acessível à comunidade UFBA desde o dia 10/08. O curso Moodle Instrumental, ofertado pela Sead, voltado para o corpo docente, já está sendo realizado nesse novo ambiente. “É um treinamento muito importante, pelo fato de muitos docentes não terem conhecimento ou necessitarem de uma atualização quanto à utilização dos recursos que já existiam”, enfatiza a superintendente Márcia Rangel.

O webinário “Apresentação e Suporte do Novo Ava Moodle UFBA”, realizado na manhã de 17/08, mostrou as novidades e vantagens da utilização de principais funcionalidades da plataforma. O evento que contou com a participação dos expositores Haenz Gutierrez, Luciano Pinheiro, José Renato Gomes, Danilo Coimbra e Lanara Guimarães pode ser encontrado no canal da TV UFBA, no Youtube.

Fonte: EDGARDIGITAL (http://www.edgardigital.ufba.br/?p=17898)