20/04/2021- Atendimento Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da MCO-UFBA é reaberta ao público.

Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da MCO-UFBA é reaberta ao público
A unidade vai receber até oito mulheres e dois recém-nascidos

A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh) voltou a funcionar neste mês de abril atendendo a mulheres e crianças do estado da Bahia. A unidade estava fechada para reformas de algumas áreas e agora volta a funcionar recebendo inicialmente até oito mulheres e dois recém-nascidos.

Localizada em frente à sede da MCO-UFBA, no bairro de Nazaré, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) é uma unidade de cuidado que acolhe, orienta e acompanha gestantes, puérperas e recém-nascidos que demandam atenção diária em serviço de saúde de alta complexidade, mas que não têm necessidade de vigilância constante em ambiente hospitalar.

A unidade vai receber gestantes, puérperas e recém-nascidos que residam em cidades distantes ou que não tenham condição de se deslocar durante o tratamento sugerido pela equipe assistencial da Maternidade; puérperas com bebês internados nas Unidades Neonatais (UTIN e UCINCo) e bebês sem intercorrência aguardando avaliação de exames e ou ganho de peso.

Durante o período da pandemia de covid-19 a CGBP funcionará atendendo a todas as medidas de prevenção ao vírus, realizando a triagem das pessoas que ficarão acomodadas na unidade e obedecendo às medidas de isolamento social e de não aglomeração, além da exigência do uso de máscara nos ambientes comuns.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

A Maternidade Climério de Oliveira faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.