19/01/2021 - Maternidade amplia sistema digital para solicitação de exames de laboratório na instituição.

AGHU

O sistema garante maior agilidade no atendimento e acesso ao histórico das pacientes

A partir deste mês de janeiro de 2021 as unidades de Internação e Emergência Obstétrica da Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh) passarão a utilizar um sistema digital para solicitações de exames de laboratório e de raio-X dentro da instituição, garantindo a agilidade no atendimento a pacientes e reduzindo o uso de papel.

A medida será possível devido à ampliação do módulo de exames do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), sistema de gestão hospitalar, com foco no paciente, adotado como padrão para todos os Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh.

O módulo de exames já havia sido implantado em novembro de 2019 na Maternidade, quando passou a funcionar para solicitações de ultrassonografia, e agora teve a sua funcionalidade ampliada.

A ampliação permite a inclusão de laudos e resultados dos exames no sistema possibilitando agilidade na visualização, acompanhamento do status dos exames e acesso ao histórico dos resultados laboratoriais.

O AGHU

O desenvolvimento do AGHU foi iniciado em 2009 como parte integrante do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), do Ministério da Educação e a sua implantação na Maternidade Climério de Oliveira foi iniciada em 2014.

A instituição já conta com os módulos como prescrição médica e de enfermagem, internação, exames e controle de pacientes. A utilização dos módulos permite que a instituição aprimore seus processos assistenciais, estendendo aos pacientes inúmeras facilidades, como a futura implantação do prontuário eletrônico e todos os benefícios a ele inerentes.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

A Maternidade Climério de Oliveira faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Fonte: ASCOM Maternidade Climério de Oliveira (MCO)