ENSINO
Maternidade celebra 110 anos de fundação com jornada científica
No dia 30 de outubro de 2020 a Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh) completará 110 anos de fundação e, em celebração à data, realizará no mesmo dia uma jornada científica on-line e gratuita reunindo temas de obstetrícia, neonatologia e cuidado interdisciplinar voltados para a saúde da mulher e da criança.
A Jornada 110 anos da Maternidade Climério de Oliveira acontecerá das 8h às 18h. O evento é aberto para profissionais que atuam na área da saúde materno infantil e contará com certificação para os participantes.
A programação do evento e o link para as inscrições estão disponíveis na página da Jornada no site da instituição (http://www2.ebserh.gov.br/web/mco-ufba/jornada-110-anos-mco-ufba).
De acordo com Sinaide Coelho, superintendente da maternidade, o evento on-line é uma maneira segura de celebrar o aniversário de fundação da instituição diante do momento de pandemia. “Estamos sempre buscando ferramentas para garantir o ensino e a disseminação do conhecimento e a realização da Jornada on-line vai nos permitir alcançar um número ainda maior de profissionais para discussões científicas sobre as diversas áreas do conhecimento que abrigamos na instituição”, enfatizou.
O gerente de Ensino e Pesquisa da MCO-UFBA/Ebserh, Carlos Menezes, ressaltou que o evento reunirá profissionais de excelência: “Essa é a melhor forma de celebrarmos a existência da maternidade, reunindo profissionais renomados e de excelência que atuam na instituição em um evento científico voltado para a comunidade baiana, tratando de temas importantíssimos relacionados à saúde da mulher e da criança”, declarou.
O evento contará com três salas simultâneas (Obstetrícia, Neonatologia e Cuidado Interdisciplinar) com palestras e mesas redondas voltadas para temáticas como atenção ao pré-natal, parto e puerpério e cuidados a gestantes e recém-nascidos de risco habitual e de alto risco.
A Maternidade
A Maternidade Climério de Oliveira é um hospital universitário da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Importante equipamento de saúde pública no estado da Bahia, a instituição é referência no atendimento a gestantes de alto risco por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na área assistencial, realiza mais de 6 mil procedimentos ambulatoriais por mês. Possui leitos ativos distribuídos em pré-parto, parto, alojamento conjunto, UTI Neonatal e Unidades de Cuidados Intermediários, executando mais de 150 procedimentos obstétricos e uma média de 100 partos mensais.
Na área de ensino e pesquisa, constitui campo de prática para estudantes de graduação e pós-graduação da UFBA, além de ensino técnico de escolas conveniadas. Abrange estágios curriculares, extracurriculares, internatos, programas de residência e perspectiva de reabrir, ainda no final de 2020, o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Materna e Infantil. No total, a Maternidade recebe cerca de 2 mil estudantes por ano.