09/01/2020 - Maternidade Climério de Oliveira adere a plataforma de pesquisa internacional REDCap para gerenciamento de dados de pesquisas.

 

 Maternidade Climério de Oliveira adere a plataforma de pesquisa internacional

Pesquisadores terão acesso ao REDCap para coleta e gerenciamento de dados de pesquisas

 

A Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia e filiada à Rede Ebserh aderiu ao Research Electronic Data Capture (REDCap), plataforma internacional de gerenciamento de dados de pesquisa.
 
A REDCap foi criada em 2004 por pesquisadores da Vanderbilt University dos Estados Unidos e conta com o suporte financeiro do National Institute of Health (NIH), tendo apoio técnico-científico do REDCap Consortium, constituído por mais de 2.600 instituições em mais de 117 países.
 
Entre outras aplicações, a plataforma permite o acesso colaborativo entre instituições, autenticação e segurança dos dados, possibilidade de criação de formulários eletrônicos e banco de dados, importação e exportação de dados em formatos compatíveis com programas de análise estatísticas como SPSS, SAS, STATA e Excel, além da possibilidade de acomodar múltiplos projetos e atender às demandas de diversas áreas.
 
De acordo com Carolina Thé, chefe do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Gerência de Ensino e Pesquisa da MCO-UFBA, a adesão à plataforma do REDCap atende ao crescente interesse dos pesquisadores da maternidade por cursos de pós-graduação e realização de pesquisas.
 
“A ferramenta possibilita um método seguro para criação, gerenciamento e análise dos bancos de dados e vai permitir a melhoria da qualidade das pesquisas realizadas na instituição”, afirma Carolina.
 
A adesão à Plataforma ocorreu em dezembro de 2019 e já está em fase de implantação com previsão de conclusão em fevereiro de 2020, quando poderá ser acessada por meio de terminais disponibilizados na GEP da Maternidade.

 

 

Link da matéria:

http://www2.ebserh.gov.br/web/mco-ufba/noticia-aberta/-/asset_publisher/JYdUOrTtibKl/content/id/4809873/2020-01-maternidade-climerio-de-oliveira-adere-a-plataforma-de-pesquisa-internacional

 

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da MCO.