06/08/2019 - Evento Discute Importância do Aleitamento Materno em Salvador.

 

Incentivar a amamentação e ampliar o acesso às informações sobra a importância da prática para o desenvolvimento físico e emocional da criança. Esse é o objetivo do Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Para dar início a mobilização na capital baiana, aconteceu nesta quinta-feira (1º) o evento “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação”, organizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SOBAPE) em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), além da participação dos comitês de aleitamento materno COAMAS e CEAM.

De acordo com a subcoordenadora da atenção materno-infantil da SMS, Michele Sacramento, o leite materno é o principal alimento para garantir a prevenção de doenças e a construção de uma saúde com base sólida do bebê. “O objetivo é reforçar que a amamentação é a chave para prevenir diversas doenças e desnutrição, garantindo a segurança alimentar da criança. Vamos promover neste mês diversas ações nos postos de saúde da rede e em locais de grande circulação de pessoas na cidade para disseminar essa prática simples que traz enormes benefícios”, destacou.

À frente do COAMAS, Katia Colavolpe acrescenta que o ato de mamar promove o vínculo afetivo e estreita laços familiares. “Favorecer o aleitamento materno é de extrema importância não somente para a redução das taxas de morbimortalidade infantil, mas, também, deve ser visto como uma estratégia para fazermos um mundo melhor. Além de proteger a criança de várias doenças e melhorar sua imunidade, o ato de mamar no peito promove o vínculo afetivo, estreita os laços familiares e também traz inúmeros benefícios para a mãe, família e a sociedade”, disse a presidente do COAMAS.

Ações

No próximo dia 14, salvador sediará o 3º Seminário do Agosto Dourado que acontecerá na sede do Ministério Público Estadual, no CAB, e contará com a presença de especialistas no assunto e representantes governamentais e da sociedade civil engajadas na causa. Entre os dias 19 e 23, as estações de metrô da cidade receberão a estratégia “Mamando no Metrô” com a oferta gratuita de oficinas de orientação ligados ao tema. Já em 25 de agosto, a mobilização será finalizada com um grande “Mamaço” no Parque da Cidade.

 

 

Fonte: Secretaria de Saúde de Salvador.