05/01/2021 - MCO-UFBA divulga Carta de Serviços ao Usuário Documento reúne informações sobre todos os serviços oferecidos na instituição.

 

MCO-UFBA divulga Carta de Serviços ao Usuário 

Documento reúne informações sobre todos os serviços oferecidos na instituição 

 

A Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia e filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares torna pública a Carta de Serviços ao Usuário 2021

 

O documento reúne todos os serviços oferecidos na instituição com informações de horários de atendimento, prazos e documentação necessária para acesso. 

 

A Maternidade 

A MCO-UFBA/Ebserh é um hospital universitário público federal que presta serviços de ensino, pesquisa e assistência à população baiana. A instituição atende exclusivamente via Sistema Único de Saúde (SUS), prestando assistência gratuita à saúde da mulher e da criança, realizando pré-natal de risco habitual e de alto risco e todos os exames e consultas relacionados ao serviço, bem como internamentos, partos e cirurgias eletivas. 

A Maternidade conta com 80 leitos e realiza uma média de 250 partos e mais de 6 mil procedimentos ambulatoriais por mês. Na área de ensino e pesquisa, recebe cerca de 2 mil estudantes por ano e constitui campo de prática para cursos de graduação e pós-graduação da UFBA e de ensino técnico de escolas conveniadas. 

 

Atendimento 

Devido à finalização da obra de reforma e ampliação nas instalações do Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico, a MCO-UFBA/Ebserh está recebendo pacientes para o internamento apenas via Central Estadual de Regulação. Alguns serviços ambulatoriais também sofreram modificações nos horários por conta da pandemia de covid-19. As alterações estão sinalizadas na Carta. 

A divulgação da Carta de Serviços ao Usuário atende ao Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017, que dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos. 

 

Rede Ebserh 

A Maternidade Climério de Oliveira faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.