Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA) Capacita Profissionais para Cuidados com Recém-Nascidos de Baixo Peso.

Maternidade capacita profissionais para cuidados com recém-nascidos de baixo peso

A Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA) formou neste mês de outubro a primeira turma do Curso de Sensibilização do Método Canguru, iniciativa voltada para a atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso.

Como pólo de treinamento do Método Canguru, a Climério de Oliveira integra docentes da Universidade Federal da Bahia e profissionais da assistência da maternidade para capacitar outros profissionais da rede de atenção à saúde da mulher e da criança do Estado.

Nesta primeira turma foram capacitados 30 profissionais entre funcionários da instituição, docentes e residentes das áreas de enfermagem, fisioterapia, neonatologia, odontologia, pediatria, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.

Além da MCO-UFBA, também foram disponibilizadas vagas para profissionais das maternidades Albert Sabin e Professor José Maria de Magalhães Netto e dos hospitais Martagão Gesteira, Menandro de Farias e Hospital Municipal de Simões Filho.

“Com a oferta do curso nós estamos fortalecendo a rede de atenção à saúde da mulher e da criança no Estado e cumprindo a nossa missão de formar profissionais comprometidos com o cuidado humanizado com o paciente”, ressaltou Sinaide Coelho, superintendente da MCO-UFBA.

Método Canguru

O Método Canguru é uma estratégia do Ministério da Saúde para melhorar a qualidade do atendimento prestado à gestante, ao recém-nascido e sua família, promovendo o contato pele a pele (posição canguru) precoce entre a mãe, o pai e o bebê, favorecendo o vínculo afetivo e estimulando a amamentação e o desenvolvimento da criança. Com essas e outras ações, o Método possibilita a redução da mortalidade neonatal e do tempo de internamento do recém-nascido.

O pólo de treinamento da Maternidade Climério de Oliveira conta com a parceria da Coordenação Estadual do Método Canguru da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e do Centro Estadual de Treinamento do Hospital Geral Roberto Santos. O primeiro curso foi realizado de 22 a 24 de outubro na Escola de Enfermagem da UFBA.

​Atenciosamente,

Lidiane Borges

Jornalista - DRT-BA 3375

www.mco.ufba.br | (71) 3283-9322

Fonte: Unidade de Comunicação Social da Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).