27/11/2019 - Hupes alerta população sobre a importância da Doação de Medula Óssea na semana de doação voluntária de sangue.

 

Em comemoração a semana Nacional de Doador de Sangue, o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Rede Ebserh (Hupes/UFBA/Ebserh) cria uma Comissão de Captação de Doador Voluntário de Sangue e Medula Óssea do Hupes, em parceria com o Hemoba.

 

 O Hupes é a única instituição da Bahia que realiza Transplantes de Medula Óssea (TMO) pelo SUS. Quase 500 transplantes já foram realizados desde a sua inauguração, em 2010. Por mês, em média, Cerca de 100 pacientes precisariam , por ano, de realizar o transplante alogênico de medula óssea . Entretanto boa parte deles não encontra doador compatível na família apenas 25% deles encontra doador na família

 

Atualmente, são apenas dois centros públicos em todo o Norte e Nordeste que realizam o TMO. “O cadastro é muito simples, basta uma coleta de um frasco de sangue colhido, que pode ser feito, por exemplo, no ato da doação de sangue”, explica o professor. Marco Aurélio Salvino, responsável pelos transplantes no Hupes.

 

 O objetivo da parceria é fortalecer e criar uma rede de doadores voluntários e regulares de sangue e medula óssea no Hospital.  “Precisamos construir, juntos, uma cultura de consciência cidadã na prática da doação de sangue e, consequentemente, aumentar o número de doadores”, reforça Clarissa Souza, chefe da Unidade de Hemoterapia do Hupes.

 

 Serão promovidas diversas ações educativas durante todo o ano no Hospital, nas unidades da UFBA e em seu entorno, no bairro do Canela. Uma das ações será a presença do Hemóvel no estacionamento do Hupes, de 3 a 6 de dezembro, entre 8h e 17h, para atendimento aos candidatos interessados em doar sangue ou fazer o cadastro de medula óssea.

 

É fácil ser doador de Medula Óssea - A doação de medula óssea pode ser realizada em vida e qualquer pessoa saudável entre os 18 e os 55 anos pode fazer parte do banco de doadores voluntários de medula. Os dados pessoais e os resultados dos testes da amostra de sangue são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados de pacientes que estão necessitando de um transplante. Em caso de compatibilidade, o doador é chamado para exames complementares e para realizar a doação da medula.

 

Sugestões de fontes:

 Médicos especialistas (Oncohematologistas) e pacientes que já passaram pelo transplante e outros que  esperam de um doador.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Complexo Hupes / UFBA / EBSERH