25/02/2019 - Pesquisa do ISC/UFBA Relaciona a Dengue e Zika é Destaque no Brasil e na Imprensa Internacional.

A nova pesquisa do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA é a primeira a avaliar e demonstrar que a imunidade à dengue pode proteger contra uma infecção por zika em populações humanas. Desde que foi publicada na Science, uma das revistas acadêmicas mais prestigiadas do mundo, na última quinta-feira (7), o assunto ganhou as páginas de versões impressas e digitais de grandes veículos do país e do mundo.

A pesquisa foi feita em colaboração com a Fiocruz Bahia e outros parceiros internacionais, como a Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Os pesquisadores acompanharam 1.453 moradores do bairro de Pau da Lima, em Salvador, entre os meses de março e outubro de 2015.

Os dados mostram que nessa localidade cerca de 73% das pessoas investigadas contraíram zika durante o período de surto da doença. Mas houve redução de contágio em até 25% entre aqueles que desenvolveram anticorpos após uma infecção anterior de dengue. Em alguns subgrupos, esse percentual chegou a 44% no índice de redução.

A matéria publicada pelo jornal britânico “The Guardian” aponta a relevância do estudo citando o surto de zika no Brasil em 2015 e que deixou mais de 3.000 bebês com microcefalia no país. O jornal também destaca que, na época, o zika ainda era desconhecido no Brasil e, muitas vezes, era diagnosticado erroneamente como dengue.

O pesquisador Federico Costa, professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, disse na entrevista ao “The Guardian” que essa foi a primeira vez que os cientistas puderam realizar testes em uma população humana específica antes e depois de um surto.

Para acessar a matéria completa do “The Guardian”, clique neste link.