19/07/2019 - Retificação do Edital nº 01/2019 do Curso de Especialização em Microbiologia da Faculdade de Farmácia (FACFAR/UFBA).

 

 

Retificação do ítem 3.1 e 8.1 do Edital nº 01/2019 do Curso de Especialização em Microbiologia
 

 

EDITAL INTERNO Nº 01/2019

 

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MICROBIOLOGIA DA FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

 

 

A Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia - UFBA, torna público o Processo Seletivo de alunos para o curso de Especialização em Microbiologia, que será regido pelo presente Edital.

  1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1.       A presente seleção de alunos será regida por este Edital e será executada pela coordenação do curso.

  1. DO CURSO

2.1.       Objetivos: Oferecer aos profissionais da área de saúde aprofundamento dos conhecimentos na área de Microbiologia Geral, para exercer atividades na docência, em laboratórios clínicos, na produção e controle de alimentos, em empresas públicas e privadas, prestadores de serviços de identificação e controle de microrganismos, na pesquisa e indústria na área de biotecnologia, incluindo Microbiologia Aplicada à Saúde (humana e veterinária), Microbiologia Ambiental e Industrial.

2.2.    Programa resumido: A grade curricular do curso é composta com as disciplinas abaixo e suas respectivas cargas horárias

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

Dinâmica de Grupo e Acompanhamento de Projetos

34

Princípios de Bioestatística

17

Epidemiologia

17

Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico

17

Morfologia, Fisiologia e Bioquímica de Microorganismos

17

Biossegurança e Bioética em Microbiologia

17

Genética de Microorganismos

17

Interação Hospedeiro x Microrganismo

17

Bacteriologia Clínica

34

Microbiologia Ambiental

17

Resistência aos Antimicrobianos

17

Virologia

34

Farmacologia dos Antimicrobianos

17

Micologia

34

Microbiologia de Alimentos

34

Microbiologia Oral

17

Microbiologia Veterinária

17

Controle Microbiológico de Produtos Farmacêuticos e Cosméticos

34

Métodos Imunológicos Aplicados ao Diagnóstico das Infecções Microbianas

17

Infecção Hospitalar

17

Métodos Moleculares Aplicados ao Diagnóstico das Infecções Microbianas

17

Trabalho de Conclusão de Curso

68

2.3.    Modalidade de Ensino: As atividades educativas compreendem: aulas teóricas expositivas; aulas práticas laboratoriais; aulas demonstrativas; estudo dirigido, seminários, conferências e pesquisa bibliográfica para preparação de seminários e elaboração da monografia. A avaliação do aprendizado será feita mediante apreciação dos seguintes itens: provas escritas, das disciplinas ministradas, ao final de cada módulo, apresentação de seminários e elaboração e apresentação de Monografia. Os recursos didáticos a serem utilizados constam de quadro, retroprojetor, projetor de slides, multimídia, vídeos e outros recursos pedagógicos disponíveis em sala de aula ou na plataforma MOODLE

2.4.    Encontros presenciais: O curso será realizado nas dependências da Faculdade de Farmácia, com atividades presenciais obrigatórias e será oferecida em forma de módulos mensais, aulas teóricas e práticas, sendo as sextas-feiras e sábados das 08:00h às 18:00h e domingos das 08:00h às 17:00h, com intervalos de 2 horas para almoço.

2.5.    Carga Horária: O curso totaliza uma carga horária de 527 horas, incluídas deste total as horas destinadas às atividades de orientação do trabalho de pesquisa e elaboração da monografia/artigo de conclusão do curso.

2.6.    Certificação: O aluno que cumprir satisfatoriamente todas as exigências do curso, participar das atividades (discussões em fóruns de conteúdo, questionários, enquetes, etc.) com assiduidade, obtiver freqüência mínima de 75%, Média de aprovação igual a 5,0 em cada disciplina e elaborar TCC individual com apresentação presencial, receberá certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização,Especialização em Microbiologia, expedido pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.

  1. DA INSCRIÇÃO

3.1.    Período de Inscrição: As inscrições estão abertas no período de 03 de junho a 31 de julho de 2019, de segunda a sexta-feira das 08h às 13h, a ser realizada na Faculdade de Farmácia, Sala de Pós-graduação Lato Sensu, 2º andar, situada na Rua Barão de Jeremoabo, n.º 147 - Campus Universitário de Ondina, CEP 40170-115, Salvador, Bahia

& Não será aceita, em qualquer hipótese, a realização de inscrição condicional e nem a entrega ou juntada de documentos após o prazo previsto para inscrição.

A documentação fornecida pelo candidato para sua inscrição será analisada pela coordenação que emitirá parecer de deferimento ou indeferimento mediante comprovação dos documentos exigidos para o processo seletivo e a ausência de qualquer documento solicitado irá acarretar o indeferimento da inscrição do candidato.

Os candidatos que prestarem qualquer declaração falsa ou inexata no ato da inscrição ou caso não possam satisfazer a todas as condições enumeradas neste edital, terão a inscrição cancelada e serão anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que classificado nas provas, exames e avaliações.

3.2.    Documentação Necessária: Os documentos necessários para inscrição deverão ser entregues na secretaria, onde serão autenticadas, sendo eles:

a)      Ficha de inscrição, impresso frente e verso, datado e assinado (ANEXO I);

b)      01 foto 3 x 4 (recente);

c)       Cópia do RG (exceto carteira de motorista);

d)      Cópia do CPF;

e)      Cópia do título de eleitor;

f)        Cópia do comprovante da última votação;

g)      Cópia do certificado de quitação com o serviço militar (homens);

h)      Cópia do comprovante de residência;

i)        Cópia do Diploma de Curso Superior (frente e verso);

j)        Curriculum vitae ou lattes com devidos comprovantes.

Comprovante da taxa de inscrição para os cursos de especialização da Faculdade de Farmácia, que corresponde ao tipo de serviço "MICROBIOLOGIA", no valor de R$ 60,00, obtida pelo site:https://sggru.ufba.br/sggru/publico/escolha_cadastro_externo.jsf?auth=z+NFdWfkfPo=

 

& Será admitida a inscrição via postal, mediante a utilização de serviços de entrega expressa, desde que a documentação e comprovantes de títulos, previamente autenticados em Cartório, sejam postados até o último dia do prazo de inscrição previsto no item 3.1 deste Edital, encaminhado ao endereço a seguir.

 

Aos cuidados da

Sra. Amine Valverde

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE FARMÁCIA

Secretaria de Pós-graduação Lato Sensu

Rua Barão de Jeremoabo, 147

Campus Universitário de Ondina - Salvador - Bahia

40170-115

 

 

  1. DAS VAGAS INSCRIÇÃO

Serão ofertadas 42 vagas, sendo 04 vagas para servidores técnico-administrativos, docentes e discentes (estudantes regularmente matriculados nos diversos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu) da UFBA, com isenção das mensalidades

  1. DOS REQUISITOS

O curso é destinado aos profissionais de nível superior em: CIÊNCIAS BIOLÓGICASFARMÁCIA,MEDICINABIOMEDICINANUTRIÇÃOENFERMAGEMBIOTECNOLOGIAODONTOLOGIAMEDICINA VETERINÁRIA

  1. DURAÇÃO DO CURSO

O curso terá uma duração de 20 meses e será realizado nas dependências da Faculdade de Farmácia, com atividades presenciais obrigatórias e será oferecida em forma de módulos mensais.

  1. DA SELEÇÃO

7.1.       O processo seletivo constará de 03 (três) etapas e será realizado pela comissão de seleção formada pelo Coordenador e Vice-coordenador do curso e mais dois professores que compõem o quadro docente.

7.2.       Na 1ª etapa, o candidato realizará uma prova escrita e eliminatória com 30 questões objetivas, destinada a avaliar as habilidades de leitura e compreensão do candidato referente à área de MICROBIOLOGIA, cujo conteúdo programático encontra-se no ANEXO II.

7.3.       O candidato, inclusive o que solicitar bolsa, terá que obter nota igual ou superior a 5,0 (cinco), o qual será classificado para a próxima etapa.

7.4.       Os candidatos aprovados na primeira serão submetidos à avaliação do Curriculum Vitae (2ª etapa) e entrevista (3ª etapa), por ordem em que saírem da 1ª etapa.

7.5.       A classificação final será por ordem decrescente das notas obtidas dos candidatos da média ponderada da prova escrita, da análise do Curriculum Vitae e Entrevista, conforme tabela abaixo:

ETAPAS

PESO

Prova objetiva

04

Análise do Curriculum

04

Entrevista

02

 

7.6.       Se houver empate entre dois ou mais candidatos classificados na somatória das três etapas e, necessitando-se de um critério para desempate será considerada a maior nota na análise de currículo e, como último critério de desempate, a maior nota na entrevista.

  1. DO CRONOGRAMA DE SELEÇÃO

8.1.       O processo seletivo obedecerá ao seguinte cronograma abaixo:

DATAS

DESCRIÇÃO

HORÁRIO

03/06 a 31/07/2019

Inscrições

Seg a Sex das 08h às 18h

01/08/2019

Divulgação das inscrições homologadas

08h

02/08/2019

Recursos das inscrições não homologadas

08h às 18h

05/08/2019

Divulgação dos resultados dos recursos das inscrições

08h

PRIMEIRA ETAPA DO PROCESSO SELETIVO

10/08/2019

Prova objetiva

das 09h às 11h

10/08/2019

Divulgação do resultado da primeira etapa

13h

SEGUNDA E TERCEIRA ETAPA DO PROCESSO SELETIVO

10 e 11/08/2019

Entrevista

20/07 das 14h às 17h

21/07 das 08h às 17h

13/08/2019

Divulgação dos resultados

08h

14 e 15/07/2019

Prazo para recebimento dos recursos do processo seletivo

08h às 18h

16/07/2019

Divulgação do resultado final

17h

         

 

  1. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

9.1.       O candidato poderá interpor recurso sobre os resultados do processo seletivo, conforme ANEXO III, a contar da data e hora da publicação dos resultados, no período estipulado no cronograma (item 8.1).

  1. DA MATRÍCULA

10.1.    A matrícula dos candidatos selecionados deverá ser efetivada na Secretaria de Pós-Graduação, no período de 05 a 16 de agosto de 2019, de segunda a sexta das 13h às 19h.

10.2.    Caso algum candidato deixe de efetivar sua matrícula no período indicado no item 9.1, e haja candidatos aprovados em lista de espera, a Comissão responsável pela seleção realizará chamadas subsequentes, entre os dias 19 a 23 de agosto de 2019, das 14h às 19h, até o preenchimento das vagas ociosas.

10.3.    Os candidatos aprovados receberão através de e-mail (informado na inscrição) o boleto da primeira mensalidade que deverá será apresentado devidamente quitado no ato da matrícula, para confirmação da mesma.

  1. DO INICIO DO CURSO

11.1.    O curso tem previsão para início no dia 02 de setembro de 2019.

11.2.    O Curso funcionará, de acordo com o cronograma a ser apresentado no primeiro dia de aula, às sextas-feiras e sábados das 8:00 às 18:00 horas e domingo das 8:00 às 17:00 horas, com 02 (duas) horas de intervalo para as refeições.

Excepcionalmente, poderá ocorrer mudança nas datas apresentadas no cronograma

  1. DO INVESTIMENTO

12.1.    O investimento total do curso é de R$ 11.600,00 (onze mil e seiscentos reais) divididos em 20 parcelas iguais mensais de R$ 580,00 (quinhentos e oitenta reais).

12.2.    As parcelas deverão ser pagas até o dia 10 (dez) de cada mês, sendo que a primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula.

12.3.    Caso haja desistência no decorrer do curso os valores pagos não serão devolvidos.

12.4.    Em caso de atraso será acrescido multa de 2% do valor da parcela e juros de 1% ao mês.

  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1.    A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas contidas neste Edital.

13.2.    O não comparecimento do candidato em quaisquer das etapas do processo seletivo resultará em sua eliminação.

13.3.    Os documentos dos candidatos não aprovados serão devolvidos, mediante solicitação, entregue na secretaria de pós-graduação, num prazo de 30 dias a contar do término do período de seleção. Após esta data, os documentos serão reciclados.

13.4.    Os casos omissos serão apreciados pela Comissão de Seleção, cabendo recurso ao Colegiado do Programa.

 

 

Salvador, 22 de abril de 2019.

 

 

 

Prof. MSc. Cleuber Franco Fontes

Coordenador do Curso de Especialização em Microbiologia