18/10/2019 - Método inédito aplicado em cirurgia de reconstrução peniana realizada no HUPES/UFBA será testado em pacientes com câncer de pênis.

Método inédito aplicado em cirurgia de reconstrução peniana realizada no Hupes será testado em pacientes com câncer de pênis

Cirurgia foi realizada para reconstrução de pênis que foi arrancado há 18 anos. Método desenvolvido no Hupes devolve todas as funções do órgão, inclusive sexual

Um método inédito no Brasil de cirurgia para reconstrução de pênis foi realizado com sucesso pela equipe de urologia do Hupes. A cirurgia foi realizada no mês de agosto em um paciente de 18 anos, que teve o órgão sexual arrancado por meio de uma mordida de cachorro aos oito meses de idade.

Com o procedimento, o paciente teve a estrutura peniana totalmente reconstruída, devolvendo todas as suas funções, inclusive, a capacidade sexual do órgão. Agora, o responsável pelo serviço de urologia, o médico Ubirajara Barroso, vai aplicar o método em pacientes com câncer de pênis, além de testá-lo em pacientes que tiveram perda traumática do membro.

O médico Ubirajara Barroso, professor de Urologia da UFBA e chefe da Unidade do Sistema Urinário do Hupes, explica que o método tem tido grande aceitação na comunidade científica e tem mostrado os resultados em congressos nacionais e internacionais. “Esse caso foi apresentado no congresso brasileiro de urologia e teve grande repercussão. Fizemos este procedimento inédito, que é a reconstrução do pênis com o tecido erétil que estava embutido na região perineal. Como resultado o paciente tem um novo pênis capaz de realizar penetração”, explica.

O sucesso da cirurgia, fez com que o médico passasse a estudar outras formas de aplicar o método. No Hupes, já está em andamento estudos para realização de cirurgias em pacientes com câncer de pênis. “Esse procedimento abre espaço para que pacientes com tumores, amputações e problemas congênitos consigam passar pela reconstrução peniana e não só de forma estética, mas devolvendo todas as funções do órgão. O Brasil lidera o ranking de amputação de pênis e estou bastante confiante que essa cirurgia possa ser feita para esses casos.”, explica.

O primeiro paciente que se submeteu à cirurgia de reconstrução peniana no Hupes, o estudante de 18 anos Jeir Profeta, diz que a cirurgia mudou sua autoestima. “Agora eu me sinto um homem normal. É difícil você crescer sem ter perspectiva de reconstruir algo que você perdeu. Sinto-me bem. Depois da cirurgia fiz uma nova visita ao médico e está tudo certo. Estou muito satisfeito e confiante”, revela.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 02 de dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Complexo Hupes / UFBA / EBSERH