16/07/2020 - Hupes oferece suporte psicológico online a pessoas que perderam parentes e amigos durante a pandemia.

O luto necessita de apoio familiar, psicossocial e, por vezes, profissional visando a produzir respostas individuais e coletivas ao sofrimento e à dor psíquica. “No contexto da pandemia da Covid-19 as perdas, frequentemente abruptas, têm sido vivenciadas sob forte impacto do colapso dos sistemas de saúde e funerário e da dificuldade de ritualização das mortes e suporte social do trabalho de luto”, afirma Cristiane Oliveira, psicóloga e professora do Instituto de Psicologia da UFBA que idealizou a ação.

Atualmente, o ambulatório de Luto funciona com a psicóloga, estagiários e extensionistas vinculados ao curso de psicologia da UFBA, admitidos por encaminhamento interno da instituição ou por seleção após demanda espontânea. O objetivo é ofertar atendimento psicológico de orientação psicanalítica, acolhimento e orientação aos enlutados.

O ambulatório de luto é vinculado ao Serviço de Psicologia. Ele está sendo estruturado há três anos e surgiu da parceria da psicóloga Mônica Venâncio que atua na UTI 1 e da professora do Instituto de Psicologia da UFBA Cristiane Oliveira.

Fonte: Edgardigital - http://www.edgardigital.ufba.br/?p=17680