11/10/2019 - Hupes realiza ação para alertar sobre os problemas relacionados à obesidade infantil​.

Hospital fez campanha educativa em alusão ao Dia Nacional de Combate à Obesidade, comemorado nesta sexta-feira. Cerca de 100 pacientes infantis passam pelo Hupes a cada mês para tratar de problemas relacionados ao excesso de peso. Incentivar hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada. A receita parece simples, porém a dificuldade de colocá-la em prática, especialmente entre crianças e adolescentes, tem ocasionado um problema de saúde pública em proporção global: a obesidade infantil.

Estudo recente aponta que crianças acima do peso possuem 75% mais chance de serem adolescentes, enquanto estes têm 89% de chance de serem adultos com excesso de peso. Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos são obesas.

No Ambulatório de Obesidade Infantil, do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Rede Ebserh (Hupes-UFBA/Ebserh) cerca de 100 pacientes infantis passam pelo local já com outras doenças associadas à obesidade. Para prevenir e alertar sobre esses perigos, a equipe do Ambulatório de Obesidade Infantil realizou nesta quinta-feira, 9, uma ação educativa para chamar a atenção dos pais e responsáveis para os perigos do excesso de peso. A Ação foi ligada a dois temas: Dia Nacional de Combate à Obesidade Infantil, na sexta (11) e Dia das Crianças (12).

A obesidade infantil pode ter muitas causas – geralmente, há uma combinação delas. Fatores genéticos e hormonais, por exemplo, podem contribuir para o excesso de peso. Entretanto, os principais vilões são a má alimentação e a falta de atividades físicas. O responsável pelo Ambulatório de Obesidade Infantil, Ney Boa Sorte, explica que no local são atendidos pacientes que possuem alguma doença associada ao excesso de peso. “Atendemos muitas crianças que já têm colesterol alto ou pressão alta. Hoje recebemos crianças também pré-diabética. Se você pensar nesse cenário há dez anos não existia. É preciso ter uma conscientização de que a alimentação saudável é um cuidado básico”, revela.

A dona de casa Marleide Souza, procurou o Hupes quando descobriu que o filho, então com nove anos, já estava pré-diabético. “Realmente eu não controlava muito a alimentação dele e meu filho tinha o hábito de comer tudo o que quisesse. Quando ele fez um exame, descobrimos que estava pré-diabético. Hoje, aos 14 anos, ele faz tratamento aqui no Hupes há cinco e e tivemos que mudar toda a alimentação da casa – que inclui mais quatro pessoas – para poder ajudá-lo a perder peso”, afirma.

Cuidado com alimentação – A nutricionista do Hupes, Andrea Magarão explica que os primeiros cuidados para combater a obesidade devem iniciar ainda no período de amamentação. Segundo ela, os seis primeiros meses de vida, a criança deve ser alimentada, exclusivamente, com o leite materno. “Após esse período é que deve começar a instrução alimentar. Nessa fase os pais já optam por farináceos quando deveriam investir numa alimentação rica em frutas e verduras”, explica.

A melhor estratégia para que a criança mantenha ou perca peso, de acordo com médicos e nutricionistas, é justamente mudar seu estilo de vida. E isso será muito mais fácil se ela tiver exemplos em casa. Portanto, o ideal é que a família toda incorpore a mudança de hábitos.

Foi com base neste conselho que a dona de casa Vera Lúcia Santa Rosa, mãe de uma adolescente de 14 anos e que pesa 130 quilos (kg) resolveu mudar a alimentação. “Na geladeira lá de casa só tem comidas saudáveis. Tentamos fazer com que todos se alimentem da mesma maneira para estimulá-la. É difícil esse processo porque não é só a questão da alimentação, mas de outras doenças que vão aparecendo em virtude do excesso de peso”, destaca.

Atividade física - A prática de atividades físicas é fundamental para todas as etapas do desenvolvimento infantil e auxilia no equilíbrio do balanço energético e, consequentemente, na prevenção e tratamento da obesidade e de doenças relacionadas à obesidade nesta fase da vida.

A Nutricionista Andrea Maragão explica que os pais devem estimular as crianças a realizarem brincadeira que demande gasto de energia e limitar o tempo das chamadas brincadeiras de tela – TV, smartphones e jogos. “As crianças devem fazer exercícios com o corpo e não só com mente. Além de evitar doenças crônicas, as atividades físicas auxiliam na melhora do rendimento escolar.”, alerta a nutricionista.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 02 de dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Fonte: Assessoria de Comunicação HUPES-UFBA