03/04/2019 - Cirurgião cardiovascular do Hospital das Clínicas/UFBA difunde técnica no Brasil criada na Harvard.

 

CIRURGIA CARDÍACA

Nova técnica é usada para garantir maior segurança aos pacientes

 

Cirurgião cardiovascular do Hospital das Clínicas/UFBA difunde técnica no Brasil criada na Harvard

 

Uma técnica de cardioplegia de dose única conhecida como Cardioplegia Del Nido, criada no Boston Children Hospital, da Harvard, nos EUA, está sendo utilizada no Hospital das Clínicas/UFBA/Ebserh. Hoje, 90% das cirurgias cardiovasculares são feitas com a Cardioplegia. Ela é uma solução utilizada durante a cirurgia que promove a parada dos batimentos cardíacos, mas, que tem a função de proteção cardíaca.

 

 O cirurgião cardiovascular e Professor da   Faculdade de Medicina da UFBA,   Jackson   Brandão, é um dos pioneiros em trazer a   Cardioplegia Del Nido para o   Brasil. Segundo   ele, sendo uma cardioplegia de dose única,   é  mais rápida e   possibilita ao cirurgião   trabalhar de forma mais fluida, sem   necessidade de   interrupção do fluxo de   pensamento, nem no ritmo da cirurgia. A   utilização   desse protocolo no procedimento   aumenta a segurança durante a cirurgia e   reduz custos para o Hospital.

 

Cerca de oito cirurgias cardíacas por mês   são realizadas no Hospital, entre elas:   cirurgias das artérias coronárias, cirurgias   das valvas cardíacas, cirurgias de   aorta e   congênitas de adulto.  “A técnica já está   sendo utiliza em 100% das   cirurgias no   Hospital, o que tem garantido maior   segurança para os   pacientes”,  afirma Dr.   Jackson.

 

 

 

 

 

 

SERVIÇO

Para a realização de cirurgias cardiovasculares no hospital, o paciente precisa ser encaminhado via regulação para o ambulatório de cirurgia cardiovascular para que seja feita a avaliação pelos especialistas.

 

FONTE PARA ENTREVISTA: Dr. Jackson Brandão – cirurgião cardiovascular

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 02 de dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

...........................................................

Fonte: Assessoria de Comunicação | ASCOM/HUPES/EBSERH/UFBA
(71) 3283.8022 | 3283.8023